FUNDAÇÃO HECTOR A. BARCELÓ

A Fundación Hector Alejandro Barceló é uma fundação sem fins lucrativos e que se dedica exclusivamente ao ensino das Ciências da Saúde. Foi fundada pela família Barceló Oliver em 24 de Outubro 1989. É de ensino privado e possui uma excelente qualidade de ensino, sendo também a faculdade de medicina mais barata, já que a faculdade é uma fundação e recebe aportes financeiros do governo. A fundação cumpre um papel importante de pesquisa e prestação de serviço médico na área de saúde em comunidades carentes em Buenos Aires, La Rioja e Santo Tomé e tem elevado prestígio na Argentina. Dentre as universidades argentinas, é a mais procurada pelos brasileiros, em virtude da alta qualidade de ensino e com mensalidades bem mais acessíveis comparada com as demais.

Forma de ingresso
Para ingressar na Fundación H. A. Barceló não é necessária a realização de vestibular e nem curso de ingresso, pois o estudante já inicia no Ciclo Introdutório e, após aprovação deste período, já inicia o Ciclo Biomédico. Não há processo seletivo. No primeiro ano, estudam-se matérias base da Medicina, que são divididas em duas frentes:
  1. Bases Biológicas e Antropológicas da vida:
  • Química
  • Biologia
  • Anatomia
  • Antropologia médica
  1. Introdução ao Estudo da Medicina:
  • Epistemiologia
  • Atenção Primária de Saúde (APS)
  • Metodologia de Estudo
Durante a cursada, são aplicadas três provas avaliativas. A primeira se chama ERA1, onde o aluno é avaliado através de questões objetivas (múltipla escolha) de conteúdo já aplicado. Na segunda prova chamada ERA2, avalia-se a segunda metade do conteúdo já aplicado através de questões objetivas. A terceira prova é a FINAL, chamada de EFI. O aluno só será aprovado em qualquer dos anos do curso se aprovado no Exame Final. Para aprovação na ERA1, ERA2 e no EFI, tem que obter a nota 4,0. Porém, para atingir essa nota, o aluno deverá acertar 60% da prova. E não 40% como poder-se-ia pensar. Caso não seja aprovado em alguma das ERA´s, não poderá fazer o EFI.  Caso não aprove no EFI, terá ainda mais duas chances para realizar a prova. Caso aprove na ERA1 e na ERA2, mas não aprove no EFI, terá que recursar todas as matérias do primeiro ano.
Duração do primeiro ano
A duração do primeiro ano varia de acordo com o período de ingresso que o aluno escolher. Há três períodos de ingresso:
  1. Janeiro – de janeiro a março (Modalidade Super Intensivo)
  2. Maio – de maio a dezembro (Modalidade Extensivo)
  3. Setembro – de setembro a dezembro (Modalidade Intensivo)
Obs: Os meses de janeiro e setembro são na modalidade intensiva.
  • Ingressando no mês de Janeiro, ao fim do mês de março e, após aprovação em todas as ERA´S e EFI, estará habilitado a iniciar o 2° ano de medicina no mês de abril do mesmo ano.
  • Nos períodos de ingresso de maio e setembro, o 2° ano de medicina tem início somente no mês de março do ano seguinte ao curso de ingresso.
  • A matéria aplicada em todos os ingressos é a mesma. Porem, uns terão mais tempo para estudar e passar, tendo um maior intervalo entre uma prova e outra e mais aulas para fixar o conteúdo. E outros terão menos tempo.
  • Horários de aula do 1º ano:
* Segunda à sexta – 16:00 às 20:00 hs. * Sábado – 09:00 às 11:00 hs
Estrutura
A fundação H. A. Barceló tem vários pólos acadêmicos e atualmente encontra-se em três cidades da Argentina:
  • Buenos Aires
  • La Rioja
  • Santo Tomé
Duração da carreira
  • 06 Anos intensivo
  • 07 Anos Extensivo
Valores
Valores oficiais da matrícula e mensalidades da Barceló de Lá Rioja:

Matrícula: $5.300

Mensalidade: $5.300²

² valor do dia 1 ao 10 de cada mês. Após essa data: $ 5.700 pesos
Mais sobre a Barceló

Método de ensino: tradicional

carga horária: 6.250 horas.

Possui cursos de Medicina, Nutrição, Nutrição (EAD), Psicologia, Fisioterapia e Kinesiologia, Técnico em Instrumentação Cirúrgica, Técnico em Análises Clínicas e mais de 18 cursos de pós-graduação.

Tem estruturas físicas atualizadas e modernas para o adequado ensino na área da saúde.

Já formou mais de 10.000 médicos.

Possui convênios com universidades internacionais, proporcionando assim, aos seus alunos, um campo maior de ensino e educação.

Em cada campus, há curso de espanhol para alunos estrangeiros (participação obrigatória a partir de 2019). Na sede de La Rioja, o curso é gratuito. Nas demais, tem mensalidade de $550.

Não exige certificação na língua espanhola e não há prova de proficiência, sendo obrigatório o mínimo de 80% de presença em todas as matérias.

 

Para saber mais: www.barcelo.edu.ar